domingo, 10 de janeiro de 2016

Uma breve história do Kudo


      Kudo é uma palavra japonesa que pode ser interpretada como "o caminho da mente aberta", uma arte marcial moderna de full contact que inclui os elementos e técnicas mais eficazes do karatê, boxe, wrestling e outras artes marciais, sua principal característica é a similaridade com uma luta real.
      O fundador do Kudo Azuma Takashi, nasceu em 22 de maio de 1949 em Kesennuma Japão, apos terminar a escola foi recrutado para a Japonese national defense force, ele estudou filosofia e ao mesmo tempo se tornou um estudante na escola de kyokushin karatê.
      Azuma Takashi se tornou um mestre nas artes marciais, ensinando karatê em varias escolas, ele viajava muito e foi aprendendo mais sobre diversas artes marciais de varias origens.
      Em 1981 Azuma Takashi criou  uma arte marcial realista e efetiva que foi batizada de Daido Juku Karate-do, no Japão essa arte marcial se tornou bastante popular e foi chamada de karatê furioso.
      Em 1994 resolveu expandir sua arte, para países como  Russia, Austrália, Brasil, Ucrânia, Chile e Estados Unidos.

      Já no ano de 2000 a Daido Juku estava presente em mais de 30 países ao redor do mundo, com milhares de praticantes e, em 12 de maio de 2001, durante uma conferencia em Tóquio foi decidido renomear Daido Juku Karate-do para Kudo, para que essa arte se tornasse mais independente e aceita pelo Comité Olímpico Internacional.
      Ainda no ano de 2001 acontece no Japão o primeiro campeonato mundial de Kudo, em 2005 o segundo, em 2007 acontece o campeonato europeu na Bulgária, em 2011 a primeira copa do mundo em Moscou.
      Atualmente o criador da arte marcial Kudo, Azuma Takashi é o presidente da Kudo Internacional Federation, ele possui as graduações de 9° dan em Kudo e 3º dan em Judo.
     Em 2001 durante o primeiro campeonato mundial Sensei Azuma quebrou 14 blocos de gelo e foi incluído no Guiness Book, o livro dos recordes.
     A arte marcial do Kudo permite qualquer tipo de ataque usando socos, chutes, cotovelos, joelhos, cabeçadas projeções e técnicas de solo. Acertar o pescoço, genitais e nuca é proibido, assim como golpear a cabeça e juntas de um oponente no solo, os equipamentos de proteção e as regras restritas guiadas pelos árbitros são uma garantia contra danos físicos graves.
    Os principais equipamentos de proteção são: protetores bucais,bandagem para as mãos, luvas, protetores genitais, e um capacete que protege a face, para crianças, adolescentes e mulheres, alguns equipamentos adicionais devem ser usados como caneleiras e protetores de tórax.
    O processo de treino do Kudo inclui uma serie de atividades físicas complexas, as principais partes do treino são o treinamento físico especial usando equipamento esportivo, treinos de golpes nas manoplas e saco de pancadas, treino em dupla, sparring, exercícios de wrestling e o mais importante; o Kihon ( técnicas de luta básicas usadas no Kudo)





2 comentários:

  1. Daido Juku (大道塾, Daidō Juku) é a organização da arte marcial kudô (空道, Kūdō), fundada em 1981 pelo mestre 9º dan Takashi Azuma. Inicialmente era uma vertente de caratê, foi mais tarde classificada como arte marcial distinta. Mistura, inicialmente, o Karate Kyukushin com judô, posteriormente, técnicas de jiu jitsu, ampliando ainda mais o seu arsenal técnico, inclui técnicas de wrestling e sambo, arte marcial russa.

    Incansável pesquisador de artes marciais, Jukucho Azuma vai à Tailândia periodicamente, durante cinco anos, para incorporar em seu sistema técnicas e conceitos de Muay Thai, desenvolvendo assim uma arte marcial que abrange todos os campos do combate corpo a corpo: luta em pé, quedas e luta de chão. Diferentemente do caratê tradicional ou clássico, o daido juku é uma arte marcial na qual são válidos socos, cabeçadas e cotovelas no rosto.

    O Daido Juku Kudo (MMA Japonês) é praticado com um capacete de acrílico que protege o rosto, luvas, kudô-Gi e coquilha para os homens. O capacete tem o intuito de evitar danos faciais, pois o que conta no daido juku é a evolução do pensamento junto com seu adversário.

    ResponderExcluir